Temperatura da cor

As lâmpadas led podem ser encontradas e pelo menos três 'cores': amarelada, natural e azulada.
Abaixo podemos observar as três temperaturas de cor, lado a lado.





A mais amarelada e convencional é chamada "branca quente", pois apresenta uma temperatura de cor quente - entre 3000K e 3500K, na escala Kelvin.

Dica: essa terminologia não tem nenhuma relação com aquecimento,
pois as lâmpadas led não irradiam calor.

Aquela cor mais brilhante, que lembra até a neve de tão branca, podendo ainda ter uma pequena coloração azulada, é chamada de "branca fria", pois sua temperatura de cor se situa na parte fria da escala de cores, entre 5000K e 6000K na escala Kelvin.

Existe ainda uma terceira opção - novidade encontrada somente em lâmpadas led - que é a cor branca natural, ou seja, não apresenta tonalidades amarelada ou azulada, e é chamada de "branca natural" ou neutra, e situa-se na região intermediária da escala de cor Kelvin, entre 4000K e 5000K.




Cada uma das cores acima possui suas vantagens e desvantagens. Portanto é importante observar as indicações para cada caso, e claro, ponderar com o seu gosto pessoal.

A temperatura de cor fria propicia uma iluminação densa e brilhante. É excelente para área de trabalho, manipulação de pequenos objetos, artesanato, montagens, culinária, etc. Dessa forma é muito bem empregada em áreas de serviço, cozinha, salas de aula, garagens e banheiros. 

A temperatura de cor quente propicia uma iluminação calma e aconchegante. Fica muito bem em dormitórios, corredores, salas de estar, vitrines, salas de espera, varandas, terraços e abajures.

A temperatura de cor natural, como o próprio nome induz, propicia uma iluminação naturalmente branca, podendo ser uma segunda opção para todos os ambientes acima. A maior qualidade dessa cor é que ela não altera a coloração dos objetos que estão sendo iluminados, e por isso, muito indicada para salas de jantar, vitrines, área de estudos e leitura, artesanato, pintura, desenho, salas de aula, academias, salão de beleza, clínicas, e para destacar quadros e objetos de arte.